O Cordel é um estilo de vida...

Quem somos

A Editora Areia Dourada nasceu à princípio, para comercializar os livros de minha autoria e dos amigos mais próximos. O escritor de Cordel, ainda é o maior vendedor e divulgador da sua própria obra. As editoras tradicionais, as quais podem ser contadas nos dedos de uma mão, não conseguem acompanhar todos os novos escritores e os que já estão no mercado para publicarem suas obras. Não são muitos os escritores de Cordel, mas os que existem, não param de escrever os seus cordéis. São obras curtas no padrão do Cordel de 32 ou 16 páginas.

Essas editoras não têm conseguido resultados satisfatórios em suas vendas. A cada dia, o sistema atual de publicação de novos originais de cordel, está mais fragilizado pela ausência de resultados animadores, na questão do retorno do valor investido. As prateleiras de muitas editoras de Cordel, estão abarrotadas de pacotes de livros. São longos corredores obscuros com pacotes desde o piso ao telhado. Alguns escritores levaram a sua cota de direito e nunca mais apareceram. Autor desconhecido, titulos que as vezes não chamam atenção do leitor quando passa os olhos pelo catálogo no site da editora. Muitos escritores tentam vender seus livros e muitos desistem.

Conclusão? A editora bancou a maioria dos escritores e o tempo passou. Hoje os livros se acidificam nas prateleiras, a disposição para quem quiser ver. Editores e escritores decepcionados. 

É assim que o escritor, ancioso e decepcionado com a falta de interesse das editoras em bancar a edição do seu livro, principalmente o novo escritor, decide mostrar sua obra ao mundo, sob demanda, por sua própria conta e risco, e o que acontece é uma nova decepção com o mercado editorial. Os pacotes chegam da gráfica e abarrotam a sua sala, ao invés das prateleiras das editoras. É ai que chega de mansinho aquela sensação de frustração. E agora? Venda, distribuição, marketing, lançamento...

A sua primeira etapa foi escrever. Parabéns! Venceu também a segunda etapa, editar o seu livro. Parabéns! Agora começa a terceira etapa: Divulgação e venda. Todos certamente procuram um caminho, ou não!

Por que o escritor continua a escrever Cordel?

"Porque o escritor tem necessidade vital", como diz o doutorado em literatura, pesquisador e escritor Aderaldo Luciano. Porque fazer o que está na alma, procova um prazer indescritível. Uma alma infeliz, encurta a vida do corpo. Há que se considerar o fato de que, muitos poetas cordelistas, sempre sobreviveram as custas do Cordel.

Em síntese, a culpa não é das editoras, dos escritores ou dos leitores brasileiros, mas da falta de uma política séria de investimento na cultura desse país.

O meu objetivo é poder oferecer, uma alternativa para a publicação do seu livro em tiragem menor. Isso não é fácil. Criei a loja virtual http://www.editoraareiadourada.com.br/ , mas sem ilusões de sucesso em curto e médio prazo. Vou insistir pelo tempo que for necessário para consolidar essa forma virtual de vendas, para os meus livros e os de outros escritores.

Vamos criar um ciclo de amigos que defendem a mesma causa e sonham em deixar o seu legado para as futuras gerações.

Seja bem-vindo à Editora Areia Dourada.

Josué Gonçalves de Araújo – Editor e escritor cordelista – SãoPaulo/SP.


JOSUÉ GONÇALVES DE ARAUJO: 
Escritor cordelista, diagramador e coordenador editorial, palestrante e oficina de cordel com projeções de slide.
•    Nasceu em Marabá Paulista - SP, no Pontal do Paranapanema,
•    Foi bancário por 12 anos e atualmente, além das atividades de Cordelista, é consultor imobiliário, diagramador de livros na Magazine Gibi (selo editora Luzeiro). 

OBRAS PREMIADAS:

o    Prêmio mais literatura de Cordel – 2010 – Concurso Nacional “Patativa do Assaré” do Ministério da Cultura – com a obra “Os Três Fios de Cabelo de Ouro do Diabo” – 32 pp. Editora Luzeiro.
o    O GATO DE BOTAS (adaptação em cordel): Um dos três títulos escolhidos para o projeto da secretaria municipal da cultura da cidade de Japeri. Inclusão na maleta literária dos alunos da cidade.


ATIVIDADES LITERÁRIAS E OU CULTURAIS:

•    Participação no primeiro seminário de Cordel do movimento de “cordelistas” denominado “Caravana do Cordel”, em São Paulo.
•    Membro do movimento cordelista em São Paulo: “A Caravana do Cordel”
•    Palestra em academias estudantis de literaturas nas escolas municipais - “Incentivos a literatura”.
•    Palestras em escolas estaduais, municipais.
•    Membro Diretor Cultural da AEL - Academia Estudantil de Letras da Escola Cecília Meirelles de São Paulo. (Link: http://ael.zip.net/arch2007-12-30_2008-01-05.html)


CURRÍCULO

IDADE: 64 anos, casado, 2 filhas
NASCEU: Marabá Paulista – SP em 28/02/51.
CPF:. 00000000000
RG. 000000 – SSP/SP
Micro Empreendedor individual: Editora Areia Dourada 
CNPJ: 22.098.075/0001-90 – NIRE: 35-8-1425766-5
End: 
 
Telefone:00000000 – Fixo
Celular: (11)98425-4613 WhatsApp
 E-mail: josuegaraujo@gmail.com
Blog: http://www.josueojuara.blogspot.com.br/
Blog: http://josuecordel.yolasite.com/
Facebook: https://www.facebook.com/josuedocordel
 
Experiências Profissionais
 Banco Safra S/A
Função:  Chefe Setor – Central de Controle de FGTS
Duração: 12 anos
São Paulo - SP
 
Conhecimentos
  Informática:
Windows; Word, Excel, PowerPoint, PhotoShop, Corel, e Internet 
 
Escolaridade
  Superior Incompleto em Administração de Empresas
TTI - Consultor imobiliário – CRECI nº. 123037-F
 
Outras Funções:
Escritor:  Poeta Cordelista da editora Luzeiro em São Paulo. 
Coordenador editorial e diagramador da editora Magazine Gibi (selo Editora Luzeiro)

 

BuscaIntegrada
Sobre a loja

Cordel, Poesia, poemas, romance, literatura, Vendas de livros novos e usados, edição de livros de Cordel, editoração, diagramação, palestras, Lançamentos e eventos culturais, saraus, música, ...

Pague com
  • Pagali
Selos
  • Site Seguro

Josué Gonçalves de Araujo - CPF: 647.928.388-00 © Todos os direitos reservados. 2025

O Cordel é um estilo de vida... PagSeguro